O BRILHO DE UM ASTRO ETERNO
Bombástico, excêntrico, inovador, gênio. Difícil definir Michael Jackson, que faleceu após uma parada cardíaca há pouco mais de quatro anos.
Ele foi bad, dangerous, invincible e thriller. Eleito pelo Guinness Book o maior artista de todos os tempos, Michael Jackson deixou um enorme legado artístico. Hoje, dia 25, milhões de fãs estão de luto diante da perda de um dos maiores ícones da cultura pop.
A HISTÓRIA DE UM ÍDOLOTudo começou no dia 29 de agosto de 1958, quando nascia em Gary (Indiana - EUA) aquele que seria um dos nomes mais conhecidos do mundo fonográfico. Desde os 5 anos de idade, Michael Jackson já demonstrava enorme talento musical, iniciando a sua carreira cantando e dançando. Junto de mais 8 irmãos, estabelecia-se em uma família humilde e que era coordenada pela figura rígida do pai Joseph Jackson. Ele, após reconhecer os dons musicais dos filhos, decide ir para a Califórnia e investir naquilo que poderia gerar altos lucros. O primeiro contrato se deu em 1967, com a gravadora Steeltown. O que abriu portas para que a Motown se interessasse pelos irmãos Jackson, que formavam a banda intitulada Jackson Five.
Entretanto, somente no final de 1982, é que o astro finalmente se consolidaria. Com o lançamento de Thriller, Michael Jackson figura no topo das paradas de sucesso. No Brasil, esse disco até hoje é o mais vendido, sendo que no mundo inteiro a soma ultrapassa as 60 milhões de cópias - sendo o disco mais vendido da história. Quase todas as faixas de Thriller se tornaram grandes hits, como a faixa-título (que virou febre após o lançamento do histórico videoclipe da música), Billie Jean, Beat It (com o videoclipe que praticamente inaugurou a MTV americana, reformulando padrões estéticos),Human Nature e The Girl is Mine (em parceria de Paul McCartney). Além de faturar 8 Grammys, ele também foi o primeiro negro a despontar em todas as rádios, inclusive naquelas voltadas para o público branco.
Após 5 anos sem lançar um novo disco, eis que surge Bad. Michael apareceu com um visual diferente, já transformado pelas mudanças visuais que persistiriam até o fim de sua vida. O mais curioso para os fãs é que a pele dele estava realmente mais clara. Mesmo assim, o disco alcançou o topo das paradas de sucesso e vendeu mais de 25 milhões de cópias. O videoclipe da faixa-título foi dirigido por Martin Scorcese (de Touro Indomável) e trouxe mais uma vez novos formatos para a criação de um clipe musical.
Esse álbum foi precedido por Dangerous(1991), que também vendeu milhões e trouxe Michael ao Brasil na turnê de divulgação do disco. Trazia o megahit Black or White que, por sua vez, também tinha um videoclipe muito bem elaborado e com a presença de Macaulay Culkin (de "Esqueceram de Mim"). Foi nessa época que ele casou com Lisa Marie Presley (filha de Elvis) e que ele começou a ser indiciado por abuso sexual a um garoto de 13 anos - o que acabou por ser silenciado. Em 1995, veio HIStory: Past, Present and Future, uma coletânea de grandes sucessos e novas canções, e seu último álbum de inéditas veio em 2001, com Invincible, que foi um fracasso de vendas se comparado aos outros álbuns.Pegando todos de surpresa, na tarde do dia 25 foi confirmado o óbito do cantor, que havia tido uma parada cardíaca. Deixou seus 3 filhos e toda a sua contribuição para a música e as artes. Na coletiva que anunciaria a temporada de shows na O2 Arena, em Londres, ele já revelava:
“Eu só queria dizer que estas serão minhas últimas apresentações em Londres. Será o ato final”.
Fonte extraida do blog: http://natrilhadocastelo.blogspot.com.br/
